O modo como você mantém sua bolsa quando ela não está em uso pode alterar sua durabilidade e aparência. Obviamente a prevenção é a melhor forma de manter sua bolsa em perfeitas condições por mais tempo. Cuide com carinho da sua peça, ao dar a devida manutenção você valoriza o trabalho por trás do produto além de garantir que ela durará mais tempo.
Guardar corretamente - Nada de empilhar bolsas, armazene na posição ereta, de preferência em locais arejados (cabide, prateleiras). Evite dobrá-las, se for necessário preencha o interior para evitar deformações (use para isso plásticos bolhas, bolas de papel, folhas de revistas). não coloque peso em cima. Cuidado com o peso, cada bolsa tem seu limite, tente escolher o tamanho e o tipo de modelo de acordo com a sua necessidade.
Higienização - Nunca lave a sua peça na máquina de lavar. Para mantê-la limpa passe um pano úmido para limpeza surpeficial, e um pano úmido com sabão neutro para limpezas mais profundas (pode ser detergente ou sabão de coco em barra). Nunca use a secadora para secar sua peça, deixe-a secar à sombra, nunca por ao sol. Além de ressecar e queimar, a luz solar desbota o material. Se a bolsa manchar, limpe o mais rápido, caso não conseguir, não use qualquer outro tipo de produto, leve para um especialista ou lavanderia de confiança.
Quando chover - passe um pano de algodão branco e seco em toda peça, jamais use secador (o ar quente pode eliminar completamente a umidade e danificar a peça). Deixe-a ventilando e secando à sombra. Guarde apenas quando tiver certeza que a peça está totalmente seca. Atenção: a acidez da água pode causar manchas na peça.
Cuidado com o àlcool - tanto o de limpeza, quanto o presente em bebidas e perfumes, é capaz de manchar o material.
Ferragens - Bolsas com adereços de metal: no caso de fivelas, zípers, correntes ou aplicações em metal, evite que tais enfeites entre em contato com a água, para não mancharem nem descascarem.
Alças - Algumas alças de bolsas podem ser mais frágeis e propensas a ter mais danos por conta do manuseio constante, é muito importante na hora de escolher uma bolsa, que você escolha de acordo com a sua necessidade. Algunss modelos de alças de bolsas não foram feitas para carregar peso, portanto tire sempre todas as dúvidas na hora de comprar uma peça que atenda à sua necessidade.
Proteja o forro - Armazene cosméticos, canetas, bijuterias e outras coisas sentro de uma necessaire para evitar que os produtos causem manchas ou danifique rasgando o revestimento.
Derramou algo no forro? Se ele não for preso na peça você pode puxar ele pra fora e lavar com água e sabão neutro, se for preso leve para um especialista ou lavanderia de confiança.
Roupa e bolsa - As roupas podem incluir às vezes alguns detalhes que não são muito amigos das bolsas. O cuidado é especial com tachinhas, zíperes, pedrinhas e outros acessórios que possam riscar ou até mesmo furar. O jeans também pode manchar as bolsas claras, evite o contato. Manter a bolsa raspando nesses detalhes pode desgastar o material.
Se tiver mais alguma dúvida sobre cuidados pode entrar em contato com a gente pelo e-mail [email protected], ficaremos felizes em poder ajudar.
Dicas extras para armazenar suas bags
Nichos - Os nichos são uma excelente opção de armazenamento de bolsas. Eles podem acomodar bolsas de todos os tamanhos e não oferecem risco de deformação.
Atrás da porta - Invista em um suporte para bolsas e pendure. Essa é uma boa saída para quem tem pouco espaço, mas lembrando que, assim como acontece com os ganchos e cabideiros, essa opção também pode contribuir com a deformação das suas bolsas. Por isso, o ideal é mantê-las por pouco tempo, ou seja, pendure somente aquelas que você mais utiliza.
Não espere milagres. Nem sempre é possível ter um espaço dentro de casa que seja 100 livre de umidade para guardar suas bolsas, não é mesmo? Sabendo disso, não force a barra ao tentar armazenar uma ou mais bolsas em tais espaços. Evite guarda-roupas, e locais fechados, estes locais impedem a circulação do ar, fazendo com que a peça seja danificada.